Cansado do seu sofá? Aprenda a renová-lo!

É sempre bom de tempos em tempos dar uma repaginada nos móveis de nossa casa. Com o tempo as mesas, cadeiras, bancadas, racks e principalmente o sofá, sofrem com o desgaste. E como temos apego às nossas coisas, mesmo estando cansado do seu sofá e outros móveis, é melhor renová-los a trocar cada um deles.

Primeiro porque o que você irá gastar comprando novos nem se compara ou orçamento de uma reforma nos móveis. Segundo porque, em muitos casos, aquele móvel já é seu a tanto tempo que já faz parte da casa. Tem o encaixe perfeito ou preenche o cantinho como nenhum outro.

O sofá então, é o que acolhe todos da família para uma boa conversa, um bom filme ou apenas descansar. Para te ajudar a manter esse “membro” da família dentro de casa, confira as dicas  que separamos para que você aprenda a renovar o seu sofá.

Qual a sua necessidade?

Para renovar o sofá da sua casa é preciso identificar a sua necessidade. Reformar um sofá sujo, encardido ou manchado, é diferente de um sofá que esteja todo desbotado, com o estofado rasgado  ou ainda quebrado.

Por tanto, antes de tomar uma decisão, avalie a estrutura do seu sofá e sua real necessidade. Assim você gasta menos e faz menos bagunça

Grandes reparos no sofá para renová-lo

Caso o problema do seu sofá seja sua cor, sua estampa ou degradado de forma geral, ele precisará de renovada geral na sua aparência, mudando o estofado. Talvez seja necessário até mesma a ajuda de um profissional capacitado, com experiência na área para fazer um trabalho de qualidade.

E já que a mudança é geral, definir o couro como a nova estampa pode ser uma escolha em tanto. Estofamento de couro possui uma maior durabilidade, garante maior conforto e ainda dar aquele ar de elegância ao seu ambiente. Todo mundo que passar pela sua sala se sentirá atraído pelo seu novo sofá de couro.

Pequenos reparos no sofá para renová-lo

Agora, se o problema do seu sofá é uma mancha ou um simples desbotamento em um lugar específico, uma manta ou mais pode resolver o seu problema. As mantas são muito usadas para tampar imperfeições nos sofás e para dar uma quebra no ambiente e compor a decoração.

Além da manta, também pode ser usado pedaço de panos. O que vejo que dá mais certo nesses casos é o tecido de algodão cru. Ele possui um  caimento legal e é recomendado para sofás

Outro complemento nessa mudança são as almofadas. Elas são usadas como um complemento para as mantas e para deixar o ambiente mais aconchegante.

Após renovar seu sofá, lembre-se de sempre mantê-lo conservado, para que sua reforma não precise ser constante. Se optar pelo couro, a melhor forma de conservá-lo é hidratando de tempo em tempo.

Essa hidratação evita rachaduras, ressecamentos e descamações, mantendo-o sempre macio. Mas se o seu sofá for de outro material, você também pode mantê-lo limpo, passando sempre uma escovinha e lavando suas mantas.

Leave your comment