Economizar com loja online é possível?

Todo empreendedor saber que manter um negócio em perfeito funcionamento requer um investimento. E no decorrer do caminho, alguns gastos vão surgindo.

Esse mesmo problema não é diferente nos e-commerces existentes hoje. Encontrar um meio para diminuir os gastos com a loja online é um grande desafio que todo empresário precisa enfrentar.

E esses gastos podem ficar maiores, conforme vai aumentando a quantidade de pedidos. Claro que vender bastante não é um problema, é a solução! Mas existem algumas maneiras que podem ser adotadas para que esses gastos seja o mínimo possível. Veja agora algumas dessas maneiras!

Opere com planejamento

O planejamento de gastos deve ser feito na criação de ecommerce. Mas, se após a criação você ainda não possui um planejamento de gastos, corrija isso o mais rápido possível.

Este deve ser a primeira coisa a ser feita em sua loja online, porque é através desse planejamento que você vai saber identificar onde precisa de corte e onde precisa de investimento, ou de mais investimento.

Em uma planilha, registre os lucros e os investimentos, quanto você gasta com fornecedor e outros fatores. Depois disso, fica mais fácil entender o setor que precisa de corte.

Reveja a logística da loja online

Para economizar com a loja online é necessário rever a logística. Por se tratar de um campo muito amplo, com processos complexos e demorados, a diminuição de gastos pode vir por meio dela. Sendo assim, é necessário fazer uma análise detalhada para tomar uma decisão.

Mas também não vai adiantar tirar a qualidade dos serviços, das embalagens, da entrega e de outros quesitos só para reduzir os custos. É preciso considerar tudo isso para continuar oferecendo um serviço de qualidade, porém, com menos gastos.

Dê atenção ao frete

A parte do frete sempre é uma área em que as lojas virtuais têm mais despesas. Desta forma, é importante que você reveja essa questão. A maioria das lojas virtuais utiliza os correios como modo de entrega. 

No entanto, essa pode ser uma forma de entrega muito cara para algumas lojas. Recorrer a transportadoras é uma opção, mas é necessário que você analise se é viável, pois, dependendo da mercadoria que você comercializa, este frete pode sair caro por causa do seguro.

Negocie com os fornecedores

Ter uma boa relação com os fornecedores é muito importante, mas quem possui uma loja online precisa procurar sempre outras parcerias, uma vez que a mercadoria é o maior investimento de uma loja virtual.

 Assim, a dica para economizar é fazer uma pesquisa com outros fornecedores e ver a probabilidade de fazer um acordo para ganhar descontos dependendo do volume de compra.

Utilize o marketing a seu favor

Essa é uma parte muito importante no que diz respeito à economia. Utilizar o marketing no seu negócio pode reduzir bastante os custos com divulgação de sua loja online. 

Quando a ação é feita de um modo bem estruturada, isso ajuda a trazer mais cliente e na divulgação do seu negócio online.

Aposte em ferramenta de gestão

Um empreendedor pode perder muito tempo em questões como verificar o produto no estoque, verificar o pagamento, despachar a mercadoria e outros. Por isso, é necessário fazer um investimento em ferramenta de gestão como, por exemplo, ERPs. Essa ferramenta vai ajudar na economia de tempo e dinheiro.

Leave your comment