Eduque seu filho em casa: aprenda como funciona o EAD para crianças

Eduque seu filho em casa: aprenda como funciona o EAD para crianças (foto: internet)
Eduque seu filho em casa: aprenda como funciona o EAD para crianças (foto: internet)

Nosso mundo novo mostra desafios diários para quem deseja crescer, independente de qual aspecto seja, mas algo que nunca foi dúvida para ninguém é que educar crianças sempre será um desafio, pois todos sabem que o futuro de todo um país depende de quão bem sucedida será a educação de nossas crianças. A novidade agora é a educação por meio da Plataforma EAD.

Esse é um assunto tão sério que acaba, por muitas vezes, gerando tabus que acabam em discussões sobre metodologias e gerando muito preconceito pela falta de conhecimento sobre determinado assunto.

Um assunto pouco conhecido e que tem gerado esse tipo de reação em muitos pais é o chamado Ensino à distância para crianças, que foi recentemente aprovado como uma modalidade de ensino válida pelo atual Presidente da República.

Esse artigo tem o objetivo de explicar ao leitor um pouco de como funciona o EAD para crianças, veja as principais características:

No ritmo do aluno

A proposta principal, ou pelo menos uma das propostas principais, do ensino à distância é oportunizar à criança a possibilidade de aprender os conteúdos das mais variadas matérias em seu próprio ritmo, o que nem sempre é possível numa sala de aula lotada. No EAD infantil a criança dispõe de um mecanismo que irá personalizar e otimizar seu aprendizado, porque quanto mais pessoal, mais natural é para a criança o processo de aprender.

Material

Basicamente o que se precisa inicialmente é de um computador com acesso à internet. Obviamente algumas atividades serão desenvolvidas com a criança, o que exigirá materiais complementares, mas a proposta no geral envolve diminuir a necessidade de muita parafernalha no processo de aprendizado

Interatividade

Um dos focos do ensino à distância é a interatividade. Seja nas atividades desenvolvidas, no relacionamento entre a criança e professor ou em outros momentos do processo de aprendizado, a marca é a interatividade, desde a interface dos programas, jogos e ambientes virutais até as ferramentas utilizadas para criar tarefas e aplicação do que foi aprendido.

Eduque seu filho em casa: aprenda como funciona o EAD para crianças (foto: internet)
Eduque seu filho em casa: aprenda como funciona o EAD para crianças (foto: internet)

Comodidade

O ambiente do ensino à distância é o mais cômodo possível. O conforto e a segurança proporcionados pelo ensino à distância são maravilhosos, pois os pais têm a oportunidade de acompanhar de perto cada etapa do processo de formação do conhecimento. Acaba por ser uma forma de fortalecer elos afetivos dentro da família, pois incentiva essa interação entre os pais e as crianças.

Qualidade

Ao ler o tópico anterior pode vir a mente de quem lê esse artigo a ideia de que estudar à distância é “muito fácil” para a criança. Aqui é importante ressaltar que a comodidade não atrapalha a qualidade do ensino. Muito pelo contrário, o ensino à distância chama tanto a criança quanto os pais à responsabilidade de aproveitar ao máximo os recursos e ferramentas disponíveis

Conclusão

O mercado do ensino à distância para crianças está dando seus primeiros passos. Não se engane, porque, assim como o EAD para adultos se consolidou, a tendência que já está se confirmando é a de que  logo essa modalidade de ensino seja um dos pivores da educação infantil em nosso país, assim como acontece em outros lugares.

Leave your comment