Tudo Sobre Fisioterapia Pediátrica

Várias clinicas de fisioterapia pediátrica, esse também é o caso da Fisioterapia Asa Sul que claramente também possui o profissional dessa área, lembrando sempre que essa área lida diretamente com as crianças que precisam da prevenção, tratamento e reabilitação desse tipo de profissional.

De fato, tanto os bebês, quanto crianças e pré-adolescentes que possuem problemas motores capazes de afetar seu crescimento e desenvolvimento, podem ter ajuda do profissional fisioterapeuta pediátrico. Atualmente essa área pode ser encontrada em vários locais, e possui diversos tratamentos para as crianças, é o caso da própria Fisioterapia Asa Sul, que possui em seu quadro profissionais que trabalham nesta área.

Saiba mais Sobre a Fisioterapia Pediátrica

É importante que você que possui interesse nessa área saiba que esse profissional precisa ter jeito com crianças, sendo que seus pacientes são compostos por completo dessas crianças.

Tudo Sobre Fisioterapia Pediátrica (foto: internet)
Tudo Sobre Fisioterapia Pediátrica (foto: internet)

Lembrando que uma grande parte de seu trabalho acaba sendo feita por meio de jogos, sendo que essa é uma maneira muito lúdica e eficiente capaz de servir para o tratamento desses pequenos pacientes.

Se você veio até aqui para saber mais sobre essa profissão e sobre esse perfil profissional fique por aqui, iremos falar um pouco mais sobre o assunto em questão.

O que é a fisioterapia pediátrica?

Na verdade, a fisioterapia pediátrica nada mais é do que uma especialidade completamente voltada ao tratamento de crianças, desde os recém-nascidos aos pré-adolescentes, algumas vezes os mesmos acabam tratando os pré-adolescentes também.

Lembrando que essas doenças para serem tratadas por esse profissional precisam ser congênitas, sendo que os bebês devem nascer com elas ou ainda as adquirir logo após o nascimento.

Além do mais, sobre tal área, a mesma acabou ganhando força justamente a partir dos anos 80, sendo que de lá para cá a importância desse profissional vem aumentando cada dia mais, fazendo a diferença na vida de muitas crianças.

Aqui podemos destacar vários problemas que necessitam dos serviços de um fisioterapeuta pediátrico:

  • Crianças com paralisia cerebral;
  • Crianças e bebês com Síndrome de Down;
  • Aquelas crianças que possuem Espinha bífida;
  • Traumatismo crânio-encefálico;
  • Portadores de atrofia muscular;
  • Desvios da postura (escoliose e lordose como exemplos);
  • Problemas a respeito do sistema respiratório (bronquite asma, etc);

Desta maneira, o fisioterapeuta pediátrico, realmente deve estar completamente apto a tratar diversas doenças essas que também podem ter origens musculares, neurológicas, respiratórias, entre outras

Lembrando que para que isso seja capaz de ocorrer, o conhecimento desse profissional deve ser ao mesmo tempo abrangente e muito aprofundado. Além do mais, é preciso lembrar que esse profissional realmente precisará entender e saber lidar com a particularidade de sua profissão afinal seus pacientes não são adultos, isso faz com que o profissional decida melhor suas ações.

Além do mais, existem algumas outras peculiaridades referentes ao público infanto-juvenil é que esses tratamentos realmente acabam funcionando ainda melhor principalmente quando são plenamente realizados em um ambiente adequado, que seja muito lúdico e principalmente ajustado ao universo desses pacientes.

Além do mais, é válido lembrar que em geral esses hospitais frequentemente costumam ter alas especiais sendo que as mesmas são completamente destinadas ao público infantil, com essas características.

Além do ambiente trabalhista ligado diretamente à saúde, os profissionais de fisioterapia pediátrica ainda poderão atuar em creches, escolas, associações, entre outros. Lembrando que os cuidados vão desde os preventivos (correção de postura) até o tratamento relacionado a enfermidades que são motoras ou neurológicas.

Leave your comment