Veja como a ergonomia pode impactar na sua vida

Você já ouviu falar sobre a ergonomia e os benefícios dela? Apesar de não ser algo com o qual estamos acostumados a falar todos os dias é algo com o qual devemos nos preocupar, pois influencia diretamente na nossa saúde, tanto a física, quanto problemas relacionados as dores entre outros pontos.

A verdade é que ergonomia está muito além da postura correta, de saber como sentar, mas sim é algo que tem relação com praticar alongamentos, pausas para descanso, não ficar apenas em uma posição, entre outras ações que a envolvem.

Para saber como ela pode impactar na sua vida, continue lendo e se surpreenda.

O que é a Ergonomia

Primeiramente é preciso entender o que é a ergonomia e quais são os seus benefícios e prejuízos à saúde. Ela está ligada às questões como o seu trabalho é e se ele está adaptado às necessidade de seus funcionários para oferecê-los uma boa qualidade de vida.  

É tão importante é já é possível fazer curso de ergonomia para se especializar em ajudar funcionários e empresas a se adaptarem às necessidade uns dos outros. Existem cursos Online com certificado nessa área e você pode encontrar um que atenda a suas expectativas, podendo atuar depois na sua própria empresa, ou ainda, prestar consultorias para outras empresas que precisem melhorar o seu ambiente de trabalho.

Ergonomia e saúde

Quando você trabalha em um lugar que está adaptado as suas necessidades, ou seja, possui acessibilidade, assentos confortáveis, um ambiente limpo e agradável, não apenas trabalha melhor e mais motivos, mas também está cuidando da sua saúde a longo prazo.

Muitas vezes as pessoas ficam mais no trabalho do que em sua própria casa, então imagine ficar 8 horas, em média, em um lugar desconfortável e que agride a sua saúde? Pode não trazer danos para a saúde imediatamente, em alguns meses ou até um ano. Mas quando isso é algo comum, os problemas de saúde vão chegar, mesmo que sejam depois de vários anos.

E quando eles são identificados tardiamente, existe o grande problema de que podem não ter mais solução. Então é preciso desde sempre oferecer um local de trabalho apropriado para todos os funcionários.

Como usar a ergonomia

Para quem deseja aplicar a ergonomia no seu ambiente de trabalho, além de fazer cursos, também é preciso da colaboração de toda a equipe. Pois não basta trocar as cadeiras, adaptar o tamanho das mesas, altura da tela do computador, etc.

Esses passos são sim importantes, mas também é preciso que a equipe esteja por dentro do que precisa fazer, como pausas ao longo do dia, mesmo que seja para uma voltinha até o café, ou ainda se espreguiçar um pouco. Ou ainda entender qual é a melhor posição para ficar e aceitá-la, pois no começo pode ser difícil, mas tudo se trata de adaptação e esforço pessoal.

De maneira geral, essa ciência está ligada diretamente  a saúde do corpo e o que você precisa fazer para evitar dores nas costas, problemas de saúde e até mesmo problemas relacionados ao emocional.

A postura é algo primordial para que você e sua equipe não sintam dores causadas pelas longas horas sentados.

Leave your comment