
O celular é o principal futuro do varejo, conforme os dados divulgados pelo Google. Mais de 64% dos consumidores recorrem ao seu celular para ter alguma ideia do que fazer uma compra, além de procurar no Youtube antes de decidir se vai comprar ou não.
Por mais que os consumidores não estejam sempre com um computador na mão, o celular é o dispositivo que permanece ligado, conectado e ao alcance de todos. Dessa forma, as lojas de moda estão usando o WhatsApp para começar a fazer suas vendas, tendo um relacionamento próximo com as clientes.
A loja do varejista tem que aprender a usar essa comunicação da marca e falar diretamente com o cliente. E é isso que as principais lojas de moda estão fazendo. Os apps de moda aproveitaram o poder dos celulares desde o começo, mesmo engatinhando. Para encontrar alguns, acesse yowhatsapp.
Plataformas de descoberta
Nesses apps, os usuários podem procurar roupas, acessórios, sapatos de uma grande variedade de varejistas. Essas plataformas são voltadas para as pessoas, fornecendo a inspiração para muitas fashionistas, além de consumidores regulares.
O ambiente é ideal para que os compradores possam descobrir algo que eles nem sabiam que queriam. Essas empresas não apresentam estoque e nem gerenciam os pedidos, apenas direcionando as compras.
Dessa mesma forma, o WhatsApp também é usado para conseguir entender melhor como comprar. Muitas pessoas mandam fotos dos seus looks no provador para saber se devem realizar a compra, procurando ajuda de amigas.
Assim, os usuários podem pesquisar, mandar fotos, permitindo que eles mostrem ideias dos seus looks, buscando outros similares. O recurso é ótimo para os consumidores da geração atual, podendo identificar uma nova tendência rápido, diferente dos meios mais tradicionais de pesquisa.
Apps de compra pessoal
Combinando o serviço personalizado de um comprador pessoal com a facilidade de usar um celular. Esses apps são um ótimo exemplo de como pode ser criada uma situação onde a marca e os consumidores saem ganhando.
Atuando com uma interface de comunicação que funciona como um site de varejo, esses apps permite que os usuários possam se comunicar diretamente com o comprador pessoal de uma loja. Diferente dos apps de descoberta, os usuários desses apps são mãos focados, sabendo exatamente o que querem.
Agregador de moda
Os apps agregadores de moda são aqueles que permite que os usuários comprem produtos de diferentes marcas, usando apenas um clique. Por mais que tecnicamente seja mais complicado de entregar, esses apps atuam como uma loja consolidada, permitindo que os compradores não abandonem a sua sacola de compras, algo que incomoda muitas lojas virtuais.
Soluções sob medida
Outra ideia é que os usuários que criam uma lista de desejos bem detalhada como uma parte do seu perfil, permitindo que novos alertas sejam anunciados quando algum item volte a vender ou que esteja com um preço mais em conta.
Essas listas geram muitos pontos de dados sobre gostos, estilo, preferências que cada um apresenta, permitindo que seja recebido diretamente pelo WhatsApp uma lista com os produtos, com uma notificação personalizada.