Construir uma loja é algo que é bastante trabalhoso, como qualquer tipo de construção. É muito importante saber ter paciência e conseguir seguir um bom planejamento. Administrar não é fácil, assim como também saber que imprevistos podem acontecer e que a calma deve ser mantida.
No final, nem tudo pode ficar do jeito que a gente esperava, mas a satisfação de ter feito tudo sozinha é muito bom. Vou contar como foi o meu aprendizado com a construção da minha loja, o que me ajudou a estar pronta para outros projetos e que pode ser muito útil para você que está planejando uma nova construção.
Planejamento
O planejamento é algo bem importante para qualquer coisa, mas principalmente na construção de uma loja. Porém, ele vai muito além da lista de materiais de construção, além do tubo de aço, do cimento, das plantas arquitetônicas. O planejamento é também financeiro, envolve tempo para acompanhar a obra, entre outros.
A planta que o arquiteto nos oferece ajuda a formar a obra e manter o que está no papel, sendo bem importante para quem vai construir e também para ter certeza de como vai ser o resultado final. O planejamento precisa andar junto com isso, precisando ter foco na parte do financeiro, da administração do tempo e ter uma boa comunicação com quem vai construir.
Paciência
Ter paciência vai ser bem importante já que não é fácil ter que lidar com engenheiro, arquiteto, pedreiro e todos os profissionais que são envolvidos na construção. Cada um vai ter o seu próprio ritmo de trabalho, uma maneira de se relacionar com os outros. Se você não tiver paciência, essa relação pode ser ainda mais complicada.
O planejamento tem que envolver uma boa comunicação com todas as partes. Tem gente que vai visitar a obra somente pela manhã ou no fim do dia, tem gente que faz apenas por ligação. Ter uma participação mais ativa, visitando todos os dias, conversando pessoalmente faz muita diferença no resultado final.
Administração
É essencial para que as coisas fiquem do jeito esperado que se tenha um trabalho árduo, mas bem administrado. Tendo tudo diretamente na ponta do lápis, o planejamento flui melhor, acompanhando cada detalhe. Isso acaba custando um tempo que pode ser precioso, mas também precisa estar dentro do seu planejamento.
Administrar uma obra é uma maneira de garantir que o material certo está sendo usado, na hora certa e no lugar certo, com as pessoas que você queria que trabalhassem com isso. Dá bastante trabalho e exige muito planejamento, mas é o que vai garantir que o que está no papel, aconteça.
Além disso, é preciso estar preparada para os fatores climáticos que podem trazer mudanças para a obra, imprevistos com a mão de obra, imprevistos com o material, imprevistos com o terreno, entre outros. São diversos fatores que podem influenciar o andamento da obra, mas contando com um bom planejamento, paciência e sabendo administrar, é garantido que a obra vai ser um sucesso.